Tratamento de cicatrizes
Já ficou demonstrado que o penso para feridas em silicone macio Mepiform melhora o aspeto das cicatrizes hipertróficas e queloides.

As cicatrizes são desfigurativas e podem interferir com o norma funcionamento da pele e de outros órgãos afetados. É mais provável que se formem nos casos em que a causa principal da cicatriz persiste, em que existe uma inflamação continuada e quando a cicatriz demora muito tempo a cicatrizar 1. A fibrose continuada na pele origina cicatrização e, potencialmente, desfiguração como resultado de uma deposição progressiva da matriz.
- As cicatrizes hipertróficas ocorrem em aproximadamente 50% das feridas após cirurgia e em mais de 50% das queimaduras profundas cicatrizadas. Normalmente são vermelhas, com relevo, dão comichão e aparecem dentro dos limites das feridas.
- As cicatrizes queloides, apesar de serem de certa forma semelhantes em aparência, geralmente estendem-se para além dos limites da cicatriz original: afetam todas as raças mas é 15 vezes mais provável que ocorram em pacientes com pele escura. A incidência de cicatrizes queloides é cerca de 10% em feridas nos grupos de alto risco.
- As cicatrizes por contratura são particularmente graves e normalmente ocorrem como o resultado de perdas de grandes áreas da pele, por exemplo, no seguimento de ferimentos provocados por queimaduras, na epidermólise bolhosa e em feridas cirúrgicas alinhadas incorretamente que não correspondem às linhas de Langer. Estas cicatrizes originam que as extremidades da pele façam uma pressão conjunta, afetando os músculos e tendões adjacentes, restringindo assim o movimento normal e resultando, em alguns casos, na necessidade de plastia em Z ou enxerto cutâneo.
- As cicatrizes alargadas aparecem quando as feridas cirúrgicas são esticadas como resultado da tensão da pele durante o processo de cicatrização. Geralmente são de cor pálida, superficiais, macias e sem sintomas, mas podem ser esteticamente desagradáveis 1.
O papel do silicone suave no tratamento de cicatrizes
O revestimento tópico com gel de silicone tem sido usado com sucesso durante mais de 20 anos no tratamento das cicatrizes hipertróficas e queloides 2 e é apoiado por numerosas avaliações e recomendações clínicas internacionais para o tratamento de cicatrizes 3.
Mepiform®, um penso para cicatrizes de silicone suave com Safetac®, foi avaliado em numerosos estudos para o tratamento das cicatrizes hipertróficas:
• Saulsberry et al 4 relata quatro casos nos quais Mepiform foi utilizado para o tratamento de cicatrizes no seguimento de incisões cirúrgicas e queimaduras. Durante o período de tratamento (pelo menos seis meses para cada paciente), o penso manteve um baixo perfil e permaneceu no local da aplicação sob uma ligadura sem que as extremidades enrolassem ou interferissem com a mobilidade das articulações. As cicatrizes, originalmente hiperpigmentadas, voltaram a ter uma pigmentação mais normal com uma natureza mais lisa e flexível.
• Middelkoop et al 5 concluiu que o uso de Mepiform estava associado a uma melhoria significativa em cicatrizes hipertróficas num estudo que envolveu 12 pacientes.
• Num estudo de observação 6 realizado para avaliar a eficácia do Mepiform em cicatrizes pós queimaduras e outras cicatrizes traumáticas em pacientes pediátricos e adultos (n=87) num cenário de ambulatório, Cain et al concluiu que Mepiform pode ajudar a melhorar a conformidade dos pacientes, assim como a melhorar a qualidade da cicatriz e o conforto do paciente.
• Estas conclusões estão refletidas na avaliação do caso de estudo de Forest-Lalande de Mepiform 7.
• No estudo controlado aleatório de Majan 8 dos 11 pacientes com cicatrizes hipertróficas pós operatórias, os participantes foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: tratamento com Mepiform ou "sem tratamento". Os pacientes tratados com Mepiform demonstraram uma melhoria superior e mais rápida do que os pacientes atribuídos ao grupo sem tratamento, de acordo com a avaliação da Escala de Cicatrização de Vancouver. No comentário aos resultados, o autor concluiu que, uma vez que o Mepiform é autoadesivo e a sua utilização limita os danos no estrato córneo no momento de remoção, possui um valor adicional em comparação com pensos de gel de silicone não adesivos.
• Em 2006, Meuleneire demonstrou como a utilização precoce de Mepiform preveniu a formação de cicatrizes numa laceração grave da testa de um paciente 2.
• Philandrianos et al comunicou que Mepiform foi utilizado com sucesso para o tratamento de cicatrizes após operações aos seios 9